segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


Refresco CLIGHT: cilada na mesa!


      Hoje vamos falar de outro refresco em pó, só que dessa vez na versão magra: CLIGHT.

A leitora Biessa nos enviou sua sugestão:

      "vi o post do Tang e lembrei das minhas amigas que tomam clight crente que estão fazendo um grande negócio. Eu particularmente não tomo, mas acho vale conscientizar as pessoas SEMPRE. Então digam aí: é melhor cair fora ou é um bom negócio, já que não tem açúcar?"

Logo depois a leitora Renata também enviou a sua dúvida:

"Vcs tem alguma análise sobre o suco em pó clight?? Por ter zero açúcar acabo por comprar achando que é uma boa opção….mas será que é mesmo???"

Hoje você vai saber mais sobre essa ARMADILHA! Salve-se quem puder.

No site do produto a campanha é TODA destinada para mulheres. Confira o que eles oferecem:



      Óbvio que eles aproveitaram que muitas mulheres estão com a palavra DIETA estampada nas suas testas e resolveram usar o sexo feminino como inspiração. As promessas são de um produto com baixo teor de sódio, sem corantes artificiais e zero açúcar. Vamos olhar a TABELA NUTRICIONAL:



Olhando a tabela você vai pensar: QUE PERFEITO! 

      Quase nada de calorias, zero carboidratos e bem pouquinho sódio. Mas acalma esse coração, que isso aqui tá longe de ser uma maravilha no mundo da nutrição! Precisamos dar aquela averiguada nos INGREDIENTES. Escolhemos um dos novos sabores:


      O primeiro ingrediente é a maltodextrina. Ela é um CARBOIDRATO COMPLEXO, proveniente da hidrólise do amido, cuja absorção é mais rápida pelo nosso organismo. Não queremos que vocês fujam dos carboidratos, só queremos que prestem muita atenção aos ingredientes. No Clight, a maltodextrina é o ingrediente em maior quantidade. Então, se é um carboidrato, como que aparece 0g de carboidrato na tabela nutricional?? LEMBRE-SE de que a nossa legislação* dá margem para os ingredientes aparecerem como ZERO, mesmo estando presentes no produto. No caso dos açúcares, por exemplo, se possuir uma quantidade menor ou igual a 0,5 g em 100 ml, o produto pode alegar que não contém esse nutriente.
      Comparando com o refresco Tang, eles possuem OS MESMOS ADOÇANTES. Não basta o Tang fazer isso com as crianças, agora vem o Clight com essa tonelada de edulcorantes para cima das mulheres. Edulcorante é uma substância diferente dos açúcares, mas serve para o mesmo propósito: conferir sabor doce ao alimento. Os edulcorantes citados nesse refresco são todos artificiais.
Conseguimos contar 3 corantes no rótulo:

      Corante natural antocianina**: As antocianinas são uma importante alternativa para a substituição gradativa dos corantes sintéticos, pois são abundantes na natureza, apresentam um amplo espectro de cores e, apresentam efeitos benéficos à saúde humana. O maior limitante para seu uso é a sua menor estabilidade, quando comparada aos corantes sintéticos.

      Corante caramelo: Já cansamos de falar aqui no blog que o corante caramelo possui mais de um tipo e que alguns são possivelmente cancerígenos. Acharíamos melhor que eles tivesses especificado qual o tipo utilizado.

      Corante inorgânico dióxido de titânio***: Utilizado em protetores solares, tintas, biscoitos caninos, refrescos em pó, maquiagem, tatuagem, entre outros. É seguro para a ingestão, mas deve-se evitar a inalação do pó.



Novos sabores de Clight

      Apesar desses corantes, adoçantes e espessantes estarem liberados por lei, quais serão as consequências do consumo exagerado e a longo prazo? Quando ingerimos um SUCO DE FRUTA MESMO não temos que nos preocupar com isso. Nos refrescos em pó sua forma desidratada precisa de mil artefatos para que fique mais bonitinho e aceitável para o nosso consumo e, nesse caso, SEM fibras e vitaminas que são os maiores benefícios das frutas! E será que o gosto passa perto do sabor da fruta? 

Classificação: Passe Longe!




Jamais aceitaremos um refresco desses nas nossas mesas. E você?

Fonte:
* RDC nº 360 de 23 de dezembro de 2003.
** LOPES et al. Antocianinas: uma breve revisão das características estruturais e da estabilidade. R. Bras. Agrociência, Pelotas, v.13, n.3, p. 291-297, jul-set, 2007.
*** http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Corantes.pdf


LEIA MAIS:

Na batalha das bebidas, o refrigerante Sprite ganhou!

TANG NÃO É SUCO!

Será que o Suco de Laranja Do Bem® é “do bem” mesmo?

- See more at: http://fechandoziper.com/blog/desvendando-rotulos/refresco-clight-cilada-na-mesa/#sthash.Q7wNiP07.dpuf
Peso X Medidas

      Você sempre perde peso OU medidas. Só no começo você perde os dois ao mesmo tempo. Inclusive pode ganhar peso no decorrer da dieta e continuar perdendo medidas. E pode estacionar em tudo por uma semana e de repente perder 2 ou 3 quilos de um dia para o outro (lá fora, esse fenômeno foi batizado de Whoosh).

       Como a dieta é diurética, no começo aproximadamente dois quilos de água vão embora e você perde peso e medidas. A partir daí, você só perderá peso quando as células de gordura forem esvaziadas. Mas, mesmo vazias, elas demoram vários dias para perder o formato. Quando perdem o formato (murcham) você perde medidas. E por vários dias, elas vão esvaziando aos poucos mas a diferença de peso não é visível na balança. De repente esvaziaram células suficientes para perceber a diferença na balança. Aí começa o processo de murchar as células vazias. E assim vai.

       O ganho de peso durante a dieta normalmente é devido à ingestão demasiada de líquidos (o que é bom!) e ao mal funcionamento do intestino (o que é ruim!). Se você se pesa, digamos, meia hora depois de tomar 500ml de qualquer bebida irá ter 500g a mais na balança. Se o seu intestino não funcionou no dia anterior, mais 500g. Se você se pesou após o almoço, mais 200 a 500g dependendo da pessoa. Se comeu algo que provoca a formação de gases, mais um tanto de gramas. O ideal é se pesar apenas uma vez por semana, usando as mesmas roupas, no mesmo horário, de preferência em jejum pela manhã após fazer o que fosse necessário no banheiro. Aí você pode ter um resultado quase confiável.

       Então, fique tranquilo, coma suas verduras e siga normalmente na dieta. Está tudo em ordem.

por Valda Novach
https://www.facebook.com/groups/AtkinsouDukanvcdecide/




Carboidratos viciam mais do que cocaína?
Obrigado a leitora Estela Sanches por postar esta reportagem em seu Facebook.

Saiu na revista GQ, da editora globo:

http://gq.globo.com/gastronomia/carboidratos-viciam-mais-do-que-cocaina/

Só não caiam naquela conversa da nutricionista no final da reportagem: o índice glicêmico do pão preto é igual ao do pão branco e ambos são maiores do que o índice do açúcar puro (sacarose). Não acredita?

Carboidratos viciam mais do que cocaína?

O desejo incontrolável por pizza e sorvete pode ser seu corpo gritando por socorro. Será que você é um dependente?
Por Paul John Scott e Thaís Cavalheiro



      A edição de setembro da GQ traz grátis um suplemento especial de 66 páginas sobre saúde e bem-estar. Uma de nossas matérias especiais na edição pergunta se “é possível os carboidratos viciarem mais do que cocaína?”. A resposta é assustadora. Leia…
       Estou em um estabelecimento que vende drogas. Observo uma fila de pessoas no balcão, comprando livremente uma mercadoria que, para algumas, poderá se transformar (se ainda não se transformou) em um vício capaz de arruinar sua vida. Quem sabe você esteja no mesmo caminho. O problema nem sempre é evidente: nada que se compare ao massacre associado à cocaína ou ao álcool. É um vício que demora a se revelar, mas com percurso igualmente traiçoeiro. O lugar é uma padaria. E, certamente, aqui vende-se saladas e produtos light. Mas por que a oferta de bolos e docinhos supera a de alimentos saudáveis? Porque os carboidratos – assim como a cocaína – dão barato. E esse barato pode levar à fissura quando se fica muito tempo sem uma “dose”. Só que, diferentemente da cocaína, o consumo de carboidratos faz mais do que estabelecer novas conexões no sistema neurológico: o corpo sofre uma espécie de curto-circuito. Nosso metabolismo normalmente armazena energia para ser usada como combustível. Só que calorias não queimadas viram estoque de gordura. Quando a fome bate, você não fica doido para comer o que estiver à mão, mas deseja as mesmas besteiras cheias de calorias que o levaram à dependência. Pense nesse efeito como o de uma droga.



     
       Em defesa dos carboidratos: a recomendação internacional defende que esses nutrientes componham 30% das refeições principais. Sob forma de amidos e açúcares, estão em pães, cereais, massas, frutas, doces, sucos e cerveja – basicamente qualquer coisa que não seja proteína ou gordura. “Mas você pode passar a vida toda sem ingerir um único carboidrato – exceto aquele do leite materno ou da diminuta quantidade da carne – e provavelmente viverá bem”, afirma Gary Taubes, autor do livro Boas Calorias, Más Calorias (Good Calories, Bad Calories, inédito no Brasil).
      Dormindo, o organismo queima gordura
Açúcar e amido fornecem energia em forma de glicose, fonte para as células vermelhas do sangue – e também a preferida pelo cérebro. Na falta de glicose, o organismo queima gordura para gerar energia. É o que acontece enquanto você dorme, sem comer por oito horas. “O cérebro necessita de carboidratos como combustível”, diz Taubes (que acaba de lançar Por que Engordamos (Why We Get Fat, também inédito aqui). “Mas o corpo é perfeitamente capaz de buscar energia nas proteínas, nos vegetais e na gordura animal.” Como escreveram doutores da Universidade Harvard no Journal of the American Medical Association, “carboidratos são nutrientes absolutamente desnecessários para o ser humano”.

Dependência
       O problema não está exatamente nos carboidratos, mas na dependência que estabelecemos deles. Ao ativar áreas do cérebro ligadas ao prazer, eles derrubam nossas defesas contra a comilança desenfreada e nos deixam gordos e mal nutridos. Quanto mais comemos alimentos ricos em carboidratos, mais queremos comer – o processo é semelhante ao das drogas viciantes. Em 2007, um experimento feito com ratos na Universidade de Bordeaux, na França, mostrou que, quando os bichos podiam escolher entre cocaína intravenosa e um adoçante, 94% preferiram o substituto do açúcar. A conclusão foi a de que a doçura intensa funciona, para os receptores cerebrais, como um estímulo maior do que o da cocaína, de tal forma que, ao chegar ao centro de recompensa cerebral, suprime os mecanismos de autocontrole, levando à dependência.

Sintomas de abstinência

      Nicole Avena, especialista em neurociência comportamental da Universidade da Flórida (EUA) que se dedicou à análise de cobaias alimentadas com açúcar, afirma que o consumo de doces leva ao desejo compulsivo e a sintomas de abstinência. Isso porque tanto carboidrato como cocaína e anfetamina envolvem os mesmos circuitos cerebrais sob o comando do sistema nervoso central. Alimentos altamente calóricos injetam no sangue dopamina, neurotransmissor que, ao atingir o centro de recompensa do cérebro, gera um efeito imediato de bem-estar e felicidade – o mesmo que causa a dependência química. Tudo o que dá prazer, guloseima ou droga, aciona uma rede complexa de neurônios que, ao ser ativada, reconhece a sensação agradável, cristaliza-a na memória e provoca a repetição do gesto.



      
      Como a natureza é sábia, a sensação de prazer associada à macarronada ou ao sorvete é a arma do cérebro para garantir que não falte energia para o corpo funcionar. Assim que você põe na boca um alimento calórico, começa a produção da dopamina. “Esse mecanismo é fundamental para nossa sobrevivência”, explica Paulo Jannuzzi Cunha, neuropsicólogo do Laboratório de Investigações Médicas do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). “O consumo de carboidratos provoca um prazer intenso que vai embora rápido, o que leva ao desejo de ingerir aquilo de novo para ter de volta a satisfação perdida.”

Ação da dopamina

      “Brigadeiro e pão francês, por exemplo, ativam o centro de recompensa de maneira tão rápida e intensa que a mensagem de saciedade é simplesmente ignorada pelo cérebro”, continua Cunha, especialista em comportamentos impulsivos.       Resultado: você continua a se empanturrar. E, assim como acontece com dependentes de drogas, o córtex pré-frontal (centro moral do cérebro) não consegue se sobrepor à ação da dopamina. Assim, o que prevalece é a memória da satisfação proporcionada pela guloseima, na região do hipocampo. E aí tudo o que você quer é, mais uma vez, cair de boca nos bombons e nos sonhos de padaria para ter bem-estar. “Não é o caso de declarar guerra ao carboidrato”, enfatiza o neurologista. “O importante é controlar o impulso, adiar a gratificação e evitar o imediatismo.”

Receptor prejudicado

      Se você adotar uma dieta pobre nesse nutriente, seu corpo vai queimar estoques de gordura. Já comer carboidratos em grande quantidade (principalmente os refinados, como açúcar, farinha branca e refrigerantes) obriga o pâncreas a liberar cada vez mais insulina. Esse hormônio, como uma chave que se encaixa com perfeição na fechadura, se liga a seu receptor localizado na membrana da célula e “abre a porta” para a passagem da glicose. A ingestão excessiva de carboidratos prejudica o funcionamento do receptor, pois em altas doses a glicose desequilibra a fabricação de insulina e modifica a própria membrana das células, que passam a negar a entrada do açúcar. Ele, então, sobra na circulação e acaba armazenado em forma de gordura.

Pré-diabetes

      Para piorar, o tecido adiposo favorece a resistência à insulina – o chamado pré-diabetes. Em altas doses, esse hormônio não apenas predispõe o corpo a estocar gordura, mas dificulta sua queima e aciona uma fome de leão. Para saciá-la, você não come qualquer coisa, mas algo rico em… açúcar e farinha. Os cartéis de droga apenas sonham com um narcótico que crie um ciclo de dependência tão poderoso (e pernicioso) quanto o dos pós brancos que guardamos na despensa. Este ano, o americano Robert Lustig, endocrinologista da Universidade da Califórnia (EUA), foi capa da revista do New York Times defendendo restrições à venda de doces e refrigerantes, como acontece com álcool e cigarros, por causarem igual dependência. Lustig foi além ao afirmar que, como a frutose, o açúcar das frutas, produz um efeito nocivo sobre o fígado comparável ao das bebidas alcoólicas (por causa do mesmo tipo de metabolização), deveríamos limitar o consumo de sucos. Para ele, as frutas são saudáveis por conterem fibras, mas seu suco, nem tanto.

Índice glicêmico

      A nutricionista brasileira Anna Castilho, especializada em reeducação alimentar, lembra que carboidratos têm papel importante na recuperação e no crescimento muscular. A insulina liberada por pães e massas transporta os aminoácidos (“tijolos” de proteínas) para as células musculares, melhorando o desempenho. Em vez de banir os carboidratos, diz Anna, fique de olho no índice glicêmico (IG), medida que indica a velocidade com que a glicose é liberada no sangue assim que se ingere um alimento. Quanto mais alto o IG (caso de biscoitos, arroz e pão brancos), mais rápidas a digestão, absorção e sensação de fome. Alimentos com baixo IG (como cereais, pão e arroz integrais, verduras e legumes), ao contrário, retardam o esvaziamento gástrico e prolongam a saciedade.
      É possível livrar-se da dependência dos carboidratos? Segundo Gary Taubes, não nos resta alternativa a não ser tentar. “Há evidências de que a fissura acaba depois de um tempo, mas é difícil precisar se isso acontece em semanas ou anos”, afirma. O assustador é que, como um viciado em recuperação, você provavelmente nunca estará 100% curado e ainda correrá o risco de recaídas.



Farelo de aveia







      O Farelo de aveia já foi primeiramente reservado para uso como ração animal. Felizmente, foi finalmente reconhecido como um dos alimentos mais importantes para uma boa nutrição. Descubra as muitas qualidades de saúde do farelo de aveia e saiba por que é importante na Dieta Dukan.







Benefícios Especiais do farelo de aveia:


1. O farelo de aveia é delicioso!

      Ideal para o café da manhã como cereal quente ou misturado com iogurte ou queijo cottage. O farelo de aveia também pode ser usado para fazer panquecas salgadas, massa de pizza, bolos, biscoitos e muito mais!
Como única fonte de carboidratos durante a fase de ataque e dias de proteína pura, o farelo de aveia traz maior variedade à dieta.

2. O farelo de aveia ajuda a diminuir o colesterol

      O farelo de aveia contém fibras solúveis, o que reduz a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecida como o colesterol "ruim". A fibra solúvel reduz a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Quando comparado com a aveia, o farelo de aveia contém, em média, 50% de fibra, sendo a sua maior parte fibra solúvel, tornando-o mais eficiente.

3. O farelo de aveia cria uma sensação de saciedade



      Uma vez consumido, o farelo de aveia entra no trato digestivo onde sua fibra solúvel absorve a água e forma uma substância em gel, criando uma sensação de saciedade.
      O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, cerca de 14g, forma uma bola de 370g no estômago.
      A sensação de saciedade e de sentir menos fome leva à uma menor frustração ao fazer dieta.

4. O farelo de aveia diminui a absorção de açúcar e gordura

       Uma vez ingerido, o gel formado pela fibra solúvel + água, passa intacto pelos processos digestivos. Esse gel envolve as moléculas de açúcar e gordura, retardando sua absorção e obrigando o corpo a utilizar suas próprias reservas para exercer funções básicas.



Qual farelo de aveia é ideal para a Dieta Dukan?

       Certifique-se no rótulo da embalagem que a composição do produto contém 100% de farelo de aveia (e não de corte de aço ou de flocos de aveia).
Onde encontrá-lo?

      Você pode encontrar o farelo de aveia no corredor de cereais em todos os grandes supermercados no Brasil e lojas de produtos naturais.

Qual a quantidade de farelo de aveia deve ser consumida em cada fase da Dieta Dukan?

Fase de Ataque - 1,5 colher de sopa / dia
Fase Cruzeiro - 2 colheres de sopa / dia
Fase de Consolidação - 2,5 colheres de sopa / dia
Fase de Estabilização - 3 colheres de sopa / dia
Qual a diferença entre o farelo de aveia e a farinha de aveia?

      O farelo de aveia contém cerca de 50% mais fibras e fibra solúvel do que a farinha de aveia, tornando-o mais eficaz na redução do colesterol e auxilia na digestão. Ele também contém proteínas, cálcio, ferro, tiamina, fósforo, riboflavina, magnésio e zinco.
      A principal diferença estrutural é que a farinha de aveia é feita de grãos integrais, enquanto o farelo de aveia apenas de farelo de aveia.
Por último, porque o farelo de aveia é mais cremoso (devido à textura mais fina do produto), ele sacia mais do que a farinha de aveia.


"O Programa de Emagrecimento Online oferecido pela Dieta Dukan possui finalidade exclusivamente informativa. Consulte seu médico antes de começar a dieta."
https://www.dietadukan.com.br/a-comunidade/farelo-de-aveia


Farelo de trigo

O farelo de trigo é uma fonte 100% natural de fibras alimentares que atuam beneficamente em todo sistema gastro intestinal, promovendo saúde por onde passa. Conheça seus benefícios e propriedades para obter uma vida mais saudável

O que é farelo de trigo?

Farelo de trigo é o produto resultante do processamento do grão de trigo para obtenção da farinha de trigo comum, ou seja, é o que sobra na fabricação da farinha branca industrializada que consumimos diariamente em forma de pães, bolos, tortas entre outras infinidades de produtos.

Como funcionam as fibras do farelo de trigo?

As fibras do farelo de trigo são encontradas nas paredes externas das células vegetais do grão de trigo, essas fibras vegetais são insolúveis, ou seja, não são quebradas no processo de digestão, favorecendo a movimentação intestinal e a eliminação de toxinas, além de ser capaz de absorver líquidos e promover a sensação de saciedade por um período de tempo mais longo.

Benefícios do consumo de farelo de trigo

Regulariza as funções intestinais;

É um produto 100% natural;

Previne a constipação (prisão de ventre);

Evita o surgimento de inflamações gastrointestinais;

Auxilia em dietas de emagrecimento;

Reduz os níveis de colesterol e açúcar no sangue;

Previne o surgimento de doenças crônicas;

Orientações de consumo

O consumo de farelo de trigo deve estar associado a uma dieta equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. Para um melhor aproveitamento nutricional das fibras é importante o aumento no consumo de diário de água.



http://medicamentosesaude.com.br/alimentos-funcionais/farelo-de-trigo.html
DICAS PARA INICIANTES:

1.Nem todo corpo reage igual a perda de peso, quem tiver mais quilos a eliminar, com certeza perderá mais rápido na primeira fase;

2.A primeira fase das dietas funciona como DETOX, é aonde vc eliminará mais peso rapidamente, portanto, boa parte desse peso será de água;

3.Se vc ja esta fazendo outra dieta, e decidiu mudar para uma Low carb, provavelmente eliminará menos peso no começo, pois se excesso de água já foi eliminado;

4.Depois da primeira fase da dieta,você começará a eliminar uma média de 1kg por semana, não desanime, isso é natural, pois estará eliminando gorduras;

5.Nunca se esqueça que vc está de dieta, e quanto mais receitas fizer, mais devagar será a sua perda de peso;

6.Leia sobre os assuntos e tire suas dúvidas relacionadas a dieta;

7.Tire as medidas, quase que diariamente, pois muitas vezes a balança trava, mas suas medidas continuam caindo;

8.É normal sofrer de retenção de líquidos,isso não eh um sinal q vc estagnou,só se considera estagnação ou platô depois de 4 semanas com o mesmo peso;

9.Siga o mais correto possível as informações sobre a dieta, não baseie-se apenas em cardápios, pios o que funciona pra um pode não funcionar para outro;

10.Leve muito a sério a ingestão de líquidos,pois se não é feita corretamente, essa dieta pode sobrecarregar seu corpo;

11.Nada e a vontade, afinal, vc está de dieta! procure comer até estar satisfeito, e não cheio;

12.Siga as fases corretamente para ter um emagrecimento saudável,atalhos não vão te levar a lugar algum;

13.Se ame e aproveite esse momento, para fazer novos amigos, cozinhas, experimentar novos sabores, afinal vc esta vencendo e emagrecendo e isso é maravilhosos!;

14.Cada grama perdido deve ser comemorado,se vc eliminou 100 gr hoje, e seu amigo 1kg, não fique triste, comemore pois ao menos vc esta emagrecendo.

15.Muita fé e importante nesse momento, desabafe suas frustrações, isso irá te ajudar a resistir e não perder o foco..muitas vezes tudo o q precisamos eh de uma palavra amiga...

Por Valda Novach
https://www.facebook.com/groups/AtkinsouDukanvcdecide/