domingo, 16 de março de 2014


Diferença entre Sódio e Sal

Você sabe porque há tantas campanhas pedindo a diminuição do sal em nossas refeições?

O sal de cozinha é composto por Cloreto de Sódio, contém em média 39% de sódio e 63% de cloro, para corresponder ao total de cloreto de sódio, o sódio precisa ser multiplicado para alcançar o total de cloreto de sódio.

Nem todo sal contém sódio, essa é a diferença. O sódio pode estar em diversos alimentos que não contém sal, em enlatados, embutidos, conservas, refrigerantes Diet e Zero, em adoçantes e até mesmo em doces.

Por isso não é recomendado o uso de produtos industrializados por pessoas que querem manter uma vida saudável, porque o sódio também é utilizado para manter as características dos alimentos, aumentar a validade do produto conservando por mais tempo, além de conferir sabor. Os alimentos industrializados possuem alto teor de sódio por esses motivos.

Há quem consiga diminuir o consumo de sal naturalmente, mas para quem não consegue existem várias marcas de sal sem sódio vendidos em diversos estabelecimentos, como mercados e casas de produtos naturais. Outra opção são substitutos de sal, que contém um teor menor de sódio.


Os substitutos de sal são compostos diferentes que têm o sabor semelhante ao sal, porém sem o teor de sódio. O hábito de uso é questão de costume, depois seu paladar acostuma e você nem sentirá falta do sal de cozinha.

O sódio é vital ao corpo humano, controlando junto com outros minerais a entrada e saída de água de dentro das células, conservando o tônus muscular e de extrema importância para o equilibrio do corpo e emissão de impulsos nervosos. Por isso é preciso haver um equilibrio na ingestão, para evitar doenças também relacionadas ao baixo consumo de sódio no sangue, chamada Hiponatremia.

Porém em excesso ele se torna letal. O excesso de sódio está associado a mortes por infarto e acidente vascular encefálico (AVE), além de outras patologias. A retenção de água causada pelo sódio aumenta a pressão arterial causando hipertensão e doenças cardio-vasculares, insuficiência renal, retenção urinária, inchaço nos membros inferiores, além de outros sintomas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda o consumo máximo de 2.000mg de sódio por pessoa ao dia, ou seja 2 gramas de sódio. Essas 2 gramas de sódio, equivalem a 5 gramas de sal, lembrando que 40% do sal é constituído por sódio.
Tudo em excesso ou em baixíssimas concentrações, faz mal.Consulte sempre o seu médico e mantenha a sua saúde em dia!


http://www.donadecasaperfeita.com/diferenca-entre-sodio-e-sal/

Nenhum comentário: